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Mídia-educação no Projeto Duarte

Por Alexandre Passos Bitencourt


Mídia-educação, no contexto do Projeto Duarte, é uma área de conhecimento que integra o Projeto Político Pedagógico da escola. Criada em 2018, devido a organização estrutural do Projeto Duarte, a área é formada com professores POED, POSL e de outras áreas de conhecimento. É importante ressaltar que não existe no currículo nacional um componente específico para o estudo das mídias na educação básica, da forma como a área de mídia-educação atua no contexto do Projeto Duarte.

Projeto Duarte – breve descrição

O Projeto Duarte iniciou na EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida em 2017, a partir de ampla discussão no interior da escola com toda comunidade escolar. A ideia inicial foi criar um projeto para responder duas perguntas que professores da escola fizeram aos alunos, quais sejam: o que seria para eles. A escola real? E a escola ideal? A partir da escuta dessas duas perguntas, surgiram vários questionamentos por parte dos alunos, dentre eles, em sua maioria foi apontado que, embora, gostassem da escola desejavam que os professores mudassem a forma de ensinar os conteúdos, ou seja, segundo eles era importante que os conteúdos fossem ensinados de forma diferente, noutros espaços da escola, e não apenas com as atividades na lousa como até então vinha ocorrendo.

Tendo em vista os questionamentos apontados por os alunos, e o descontentamento do diretor da escola pela forma como os trabalhos vinham ocorrendo, os professores realizaram várias reuniões em 2016, para discutirem propostas que contemplasse as sugestões levantadas por os alunos. Dessas reuniões saiu a necessidade de se criar um projeto que mudasse os tempos e espaços de ensino-aprendizagem. Então, criou-se o hoje denominado Projeto Duarte que, basicamente, rompeu com o currículo tradicional, organizado por disciplinas que atuam de forma isolada, a partir de aulas fragmentadas em 45 minutos. O Projeto Duarte é organizado por áreas de conhecimento como mostra a Figura 1 que se segue:

 Figura 1: Áreas de conhecimento do Projeto Duarte
  Fonte: EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida – PPP (2020)

Cada área de conhecimento, no Ciclo Interdisciplinar e no Ciclo Autoral, fica responsável por uma determinada turma/ano durante o período de 25 dias. Especificamente, no ensino fundamental II, cada área do conhecimento fica responsável por uma turma do 6° ao 9º ano durante os 25 dias, quatro dias por semana. Sendo que um dia da semana os professores da área se reúnem na escola para o planejamento semanal, nesse dia a área integradora assume a turma da área que está no planejamento (cf. PPP, 2020 disponível em: https://drive.google.com/file/d/1E1Uq-LFjI7UmHWz_RckZs0NgKlPRdCRo/view).

Mídia-educação - propostas e projetos realizados e em andamento

A área de mídia-educação, assim como as outras áreas de conhecimento do Projeto Duarte, é uma área autônoma. Tem como objetivo central trabalhar conteúdos relacionados às mídias, principalmente, digitais, no sentido de formar sujeitos críticos para a leitura, criação e participação (Figura 2), no processo de interação e difusão de conteúdos midiáticos. Nesse sentido a área de mídia-educação é pautada a partir de três frentes que atuam interconectadas, quais sejam: com; sobre e através das mídias.

Figura 2
           
A proposta inicial da área de mídia-educação no contexto do Projeto Duarte foi criar uma revista digital para compartilhar o trabalho que os professores desenvolvem com os alunos de cada turma/ano. A ideia central é romper com o conceito dicotômico da prática comum nas atividades intra-escolares, isto é, o aluno, geralmente, desenvolve suas tarefas entrega ao professor que corrige e atribui um conceito/nota. Nesse sentido, acredita-se que a revista digital tem um papel importante no contexto escolar, visto que a partir dela é possível que os professores apresentem o trabalho que desenvolve com seus alunos que pode contribuir para a criação de novas experiências em outros contextos escolares. Para tanto, a revista foi criada (cf. em: https://www.revistaduarte.com.br/p/sobre.html), e hoje ela é um canal aberto para a divulgação de trabalhos/atividades de professores e alunos da escola.

Outros trabalhos desenvolvidos em 2018 por alunos e professores da área de mídia-educação são vídeos com reportagens sobre temas diversos:

REPORTAGEM SOBRE A TEMÁTICA - ABORTO

REPORTAGEM: ZUMBA

ENTREVISTA: DIVERSIDADE DE OPINIÕES: ABORTO E HOMOFOBIA

REPORTAGEM: VÍCIOS EM GAMES

REPORTAGEM: DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA E SUÍCIDIO

PROFESSOR EDSON ENTREVISTA

ATENDIMENTO NA UBS VILA RAMOS

ENCHENTES NO PARQUE GUARANI

REPORTAGEM: OLIMPÍADAS NO JAPÃO

REPORTAGEM: POLUIÇÃO DA ÁGUA

REPORTAGEM SOBRE PROFISSÕES

Para acessar todos os trabalhos de reportagem, entrevistas em vídeo basta clicar em: https://www.revistaduarte.com.br/search/label/V%C3%ADdeos

Além dos trabalhos em vídeos temos trabalhos escritos criados pelos alunos, a partir do que é estudado em cada momento de estudo. Esses trabalhos podem ser encontrados em: 
https://www.revistaduarte.com.br/search/label/Reportagem?&max-results=20
                
Em 2019 foram desenvolvidos outros trabalhos com vídeos e podcasting. Além de inúmeros outros trabalhos que a área de mídia-educação tem desenvolvido com os alunos, mas que por questões que envolvem o dia a dia de uma escola de ensino fundamental, não foram publicitados na Revista Duarte. Dentre eles, vale citar as fake news e deepfakes. Além da parceria com o pesquisador Marcos mestrando pela UFABC em que ele construiu com alunos do 7° ano um vídeo com uma história criada por os próprios alunos, a partir do interesse deles e um tour virtual da escola, disponível em: https://roundme.com/tour/434805/view/1485915/

A área de mídia-educação também está construindo na escola um estúdio de mídia-educação, já temos o espaço e já foram feitas algumas reformas, como pintura adequada ao espaço, adaptamos um ponto de internet para o local, no entanto, ainda precisa de equipamentos e adaptações para o local, além de ideias, é claro, se alguém puder nos ajudar será bem-vinda qualquer ajuda. Juntos podemos construir uma escola melhor para a aprendizagem de nossos alunos!

Texto atualizado em: 04 de outubro de 2020.

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