Mídia-educação no Projeto Duarte
Por Alexandre Passos Bitencourt
Figura 1: Áreas
de conhecimento do Projeto Duarte
Fonte:
EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida – PPP (2020)
REPORTAGEM: ZUMBA
ENTREVISTA: DIVERSIDADE DE OPINIÕES: ABORTO E HOMOFOBIA
REPORTAGEM: VÍCIOS EM GAMES
REPORTAGEM: DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA E SUÍCIDIO
PROFESSOR EDSON ENTREVISTA
ATENDIMENTO NA UBS VILA RAMOS
ENCHENTES NO PARQUE GUARANI
REPORTAGEM: OLIMPÍADAS NO JAPÃO
REPORTAGEM: POLUIÇÃO DA ÁGUA
REPORTAGEM SOBRE PROFISSÕES
Além dos trabalhos em vídeos temos trabalhos escritos criados pelos alunos, a partir do que é estudado em cada momento de estudo. Esses trabalhos podem ser encontrados em:
https://www.revistaduarte.com.br/search/label/Reportagem?&max-results=20
Em 2019 foram desenvolvidos outros trabalhos com vídeos e podcasting. Além de inúmeros outros trabalhos que a área de mídia-educação tem desenvolvido com os alunos, mas que por questões que envolvem o dia a dia de uma escola de ensino fundamental, não foram publicitados na Revista Duarte. Dentre eles, vale citar as fake news e deepfakes. Além da parceria com o pesquisador Marcos mestrando pela UFABC em que ele construiu com alunos do 7° ano um vídeo com uma história criada por os próprios alunos, a partir do interesse deles e um tour virtual da escola, disponível em: https://roundme.com/tour/434805/view/1485915/
A área de mídia-educação também está construindo na escola um estúdio de mídia-educação, já temos o espaço e já foram feitas algumas reformas, como pintura adequada ao espaço, adaptamos um ponto de internet para o local, no entanto, ainda precisa de equipamentos e adaptações para o local, além de ideias, é claro, se alguém puder nos ajudar será bem-vinda qualquer ajuda. Juntos podemos construir uma escola melhor para a aprendizagem de nossos alunos!
Mídia-educação, no contexto do Projeto Duarte, é
uma área de conhecimento que integra o Projeto Político Pedagógico da escola.
Criada em 2018, devido a organização estrutural do Projeto Duarte, a área é formada com professores POED, POSL e de outras áreas de conhecimento. É
importante ressaltar que não existe no currículo nacional um componente
específico para o estudo das mídias na educação básica, da forma como a área de
mídia-educação atua no contexto do Projeto Duarte.
Projeto Duarte – breve descrição
O Projeto Duarte iniciou na EMEF Prof. Antônio
Duarte de Almeida em 2017, a partir de ampla discussão no interior da escola
com toda comunidade escolar. A ideia inicial foi criar um projeto para
responder duas perguntas que professores da escola fizeram aos alunos, quais
sejam: o que seria para eles. A escola real? E a escola ideal? A partir
da escuta dessas duas perguntas, surgiram vários questionamentos por parte dos
alunos, dentre eles, em sua maioria foi apontado que, embora, gostassem da
escola desejavam que os professores mudassem a forma de ensinar os conteúdos,
ou seja, segundo eles era importante que os conteúdos fossem ensinados de forma
diferente, noutros espaços da escola, e não apenas com as atividades na lousa
como até então vinha ocorrendo.
Tendo em vista os questionamentos apontados por
os alunos, e o descontentamento do diretor da escola pela forma como os trabalhos vinham ocorrendo, os professores realizaram várias reuniões em 2016, para
discutirem propostas que contemplasse as sugestões levantadas por os alunos.
Dessas reuniões saiu a necessidade de se criar um projeto que mudasse os tempos
e espaços de ensino-aprendizagem. Então, criou-se o hoje denominado Projeto
Duarte que, basicamente, rompeu com o currículo tradicional, organizado
por disciplinas que atuam de forma isolada, a partir de aulas fragmentadas em
45 minutos. O Projeto Duarte é organizado por áreas de conhecimento como mostra
a Figura 1 que se segue:
Cada área de conhecimento, no
Ciclo Interdisciplinar e no Ciclo Autoral, fica responsável por uma determinada
turma/ano durante o período de 25 dias. Especificamente, no ensino fundamental
II, cada área do conhecimento fica responsável por uma turma do 6° ao 9º ano
durante os 25 dias, quatro dias por semana. Sendo que um dia da semana os
professores da área se reúnem na escola para o planejamento semanal, nesse dia
a área integradora assume a turma da área que está no planejamento (cf. PPP,
2020 disponível em: https://drive.google.com/file/d/1E1Uq-LFjI7UmHWz_RckZs0NgKlPRdCRo/view).
Mídia-educação - propostas e projetos realizados e em andamento
Mídia-educação - propostas e projetos realizados e em andamento
A área de mídia-educação, assim como as outras
áreas de conhecimento do Projeto Duarte, é uma área autônoma. Tem como objetivo
central trabalhar conteúdos relacionados às mídias, principalmente, digitais,
no sentido de formar sujeitos críticos para a leitura, criação e
participação (Figura 2), no processo de interação e difusão de conteúdos
midiáticos. Nesse sentido a área de mídia-educação é pautada a partir de três
frentes que atuam interconectadas, quais sejam: com; sobre e através das
mídias.
Figura 2
A proposta inicial da área de
mídia-educação no contexto do Projeto Duarte foi criar uma revista digital para
compartilhar o trabalho que os professores desenvolvem com os alunos de cada
turma/ano. A ideia central é romper com o conceito dicotômico da prática comum
nas atividades intra-escolares, isto é, o aluno, geralmente, desenvolve suas
tarefas entrega ao professor que corrige e atribui um conceito/nota. Nesse
sentido, acredita-se que a revista digital tem um papel importante no contexto
escolar, visto que a partir dela é possível que os professores apresentem o
trabalho que desenvolve com seus alunos que pode contribuir para a criação de novas
experiências em outros contextos escolares. Para tanto, a revista foi criada
(cf. em: https://www.revistaduarte.com.br/p/sobre.html),
e hoje ela é um canal aberto para a divulgação de trabalhos/atividades de
professores e alunos da escola.
Outros trabalhos desenvolvidos em 2018 por
alunos e professores da área de mídia-educação são vídeos com reportagens sobre
temas diversos:
REPORTAGEM SOBRE A TEMÁTICA - ABORTO
REPORTAGEM: ZUMBA
ENTREVISTA: DIVERSIDADE DE OPINIÕES: ABORTO E HOMOFOBIA
REPORTAGEM: VÍCIOS EM GAMES
REPORTAGEM: DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA E SUÍCIDIO
PROFESSOR EDSON ENTREVISTA
ATENDIMENTO NA UBS VILA RAMOS
ENCHENTES NO PARQUE GUARANI
REPORTAGEM: OLIMPÍADAS NO JAPÃO
REPORTAGEM: POLUIÇÃO DA ÁGUA
REPORTAGEM SOBRE PROFISSÕES
Para acessar todos os trabalhos
de reportagem, entrevistas em vídeo basta clicar em: https://www.revistaduarte.com.br/search/label/V%C3%ADdeos
Além dos trabalhos em vídeos temos trabalhos escritos criados pelos alunos, a partir do que é estudado em cada momento de estudo. Esses trabalhos podem ser encontrados em:
https://www.revistaduarte.com.br/search/label/Reportagem?&max-results=20
Em 2019 foram desenvolvidos outros trabalhos com vídeos e podcasting. Além de inúmeros outros trabalhos que a área de mídia-educação tem desenvolvido com os alunos, mas que por questões que envolvem o dia a dia de uma escola de ensino fundamental, não foram publicitados na Revista Duarte. Dentre eles, vale citar as fake news e deepfakes. Além da parceria com o pesquisador Marcos mestrando pela UFABC em que ele construiu com alunos do 7° ano um vídeo com uma história criada por os próprios alunos, a partir do interesse deles e um tour virtual da escola, disponível em: https://roundme.com/tour/434805/view/1485915/
A área de mídia-educação também está construindo na escola um estúdio de mídia-educação, já temos o espaço e já foram feitas algumas reformas, como pintura adequada ao espaço, adaptamos um ponto de internet para o local, no entanto, ainda precisa de equipamentos e adaptações para o local, além de ideias, é claro, se alguém puder nos ajudar será bem-vinda qualquer ajuda. Juntos podemos construir uma escola melhor para a aprendizagem de nossos alunos!
Texto atualizado em: 04 de outubro de 2020.
Parabéns a todos os envolvidos! Alunos, professores e funcionários!
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