DESEMPREGO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL
Por Erick, Leandro e Kayque, 8D
No mês de março do ano de 2020 a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia. Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que ataca mais a respiração e se espalha numa grande região geográfica, como pelo mundo inteiro.
Desde então, muitas pessoas começaram a perder seus empregos, principalmente as pessoas que têm vínculo de trabalho precário, como os terceirizados, balconistas, garçom, funcionários de cozinha, diaristas, manipuladores de bagagem e produtos de limpeza, e funcionários de limpeza das escolas. No Brasil, mais e mais pessoas não têm condições financeiras para se sustentar, pagar as contas, colocar comida em casa, fazer pequenas reformas em casa.
Fizemos duas entrevistas na nossa escola, a EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida. O professor da área de Humanas, Felipe Almeida disse: “O desemprego pode causar violência, fome, pobreza, aumento da desiqualdades”. A outra entrevista foi com a mãe-guardiã Elizabete Fernandes, que disse que antes de trabalhar na nossa escola como mãe-guardiã, ficou sem trabalhar por sete anos. As pessoas do assistencial a ajudaram durante esse tempo. Então, trabalhou como cabeleireira, mas sem carteira assinada. Antes arranjou um emprego com carteira assinada, trabalhou como autônoma em 2021 e chegou para trabalhar na escola e está aqui até hoje.
Dados do IBGE, fevereiro de 2022.
Atividade de finalização da 1ª rodada da área de Mídia Educação com os 8os anos.
Nenhum comentário