Notícias de Última Hora

Uso da burca

 Por: THYAGO, MARYON E MARIA CLARA 8D

  A burca é uma veste feminina, trata-se de uma tradição usada inicialmente entre os séculos XVIII e XIX, na península ibérica. Porém, este traje se tornou símbolo do talibã em 1995.

Burca – Wikipédia, a enciclopédia livreHIJAB TUTORIAL! 3 formas simples e fáceis de usar! | Simple and Easy -  YouTube

   A burca, ou hijab, é usada pelas mulheres principalmente no oriente-médio.


FIZEMOS UMA ENTREVISTA COM DANIELA ERNST, UMA MUÇULMANA DA RELIGIÃO ISLÃ

  1. O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O USO DA BURCA?

Assim como toda peça de roupa, deve ser escolha da pessoa usar ou não. Na realidade eu não tenho que achar nada, quem tem que achar é quem usa. Mas se vocês querem saber se sou contra ou a favor do uso da mesma, acredito que a escolha de se cobrir ou não deve ser sempre da mulher, o Alcorão sagrado estabelece isso.

  1. VOCÊ USA A BURCA? SE NÃO USA, POR QUÊ?

Não uso burca, no Brasil não conheço ninguém que use. A burca é uma vestimenta típica pré Islâmica de tribos que compõem o Afeganistão. Antes do Islam  ser adotado como religião naquela região, as mulheres de certas tribos já faziam o uso dessa vestimenta. Com a invasão do Afeganistão pela União Soviética , ela começou a ter  alguma evidência e depois com o regime Taliban (regime esse financiado e treinado pelos americanos para expulsar os russos , tornou-se obrigatório). Eu uso o hijab  (véu), que não cobre meu rosto e segue as prescrições alcoorónicas. Para as mulheres que  quiserem ,que decidirem , que que desejarem se cobrir , existe uma indicação no Alcorão Sagrado, explicando a importância da modéstia, por isso, o Hijab é muito mais do que um simples pano que cobre a cabeça, tem relação com a conduta com conduzimos nossa vida e nossas relações. Alguns países têm outras vestimentas pré-islâmicas que foram integradas à prática religiosa dessas populações, isso não significa dizer que deva ser adotada por todos mulçumanas do mundo, são práticas pontuais e localizadas, sem grupos específicos. Até porque seguimos o ISLAMISMO e não a cultura social de povos que praticam o Islam. Não uso burca porque não é uma vestimenta descrita no alcorão. Não faz parte da minha cultura religiosa.


3.  VOCÊ PERCEBE O OLHAR DE CURIOSIDADE DAS PESSOAS QUANDO ESTÁ NA RUA? COMO SE SENTE?

Os olhares de curiosidade não perturbam, constrangem, mas não perturbam. O que perturba, são as ações islamofóbicas de algumas pessoas, principalmente as de uma certa denominação religiosa, que agridem com palavras fisicamente. O Brasil é um dos países com maior índice de islamofobia. As religiões de matriz africana são as mais perseguidas, e logo após o Islam. A televisão contribuiu muito para esse sentimento anti Islam, como as novelas mal produzidas e realizadas sem pesquisa, como os filmes de Hollywood que precisam de um vilão para ser combatido e etc. Eu já fui retirada de um concurso público por estar de véu (Hijab) as pessoas achavam que era uma burca, o brasileiro não conhece o Islam e pinta todos os mulçumanos com as mesmas cores. Já fui agredida em um elevador com a minha mãe  por estar de véu, me mandaram voltar para meu país. Eu sou brasileira , vou voltar para onde?  Para o hospital?  E tantos outros abusos...  Como me sinto?  Muito abalada, contudo sigo com o véu como forma de resistência.  Nem as muçulmanas vão tirar os véus  imposição de outros,  nem as mães de santo vão tirar os turbantes que cobrem seus oris.  As pessoas que acostumem se.  


Atividade de finalização da 1ª rodada da área de Mídia Educação com os 8os anos.


Nenhum comentário